02/10/2010

1512 - Domingos Sequeira - pintores portugueses

Hugo Xavier
livro 4

colecção pintores portugueses

"Pintor de transição do século XVIII para o século XIX, do Neoclassicismo para o Romantismo, Domingos António de Sequeira procura ser dado a conhecer ao longo do presente volume. Através dele reconstitui-se um interessante percurso de vida, analisa-se uma obra reveladora de novos valores em ascenção e as opções estéticas, políticas e religiosas de um artista singular e assumidamente do seu tempo.
O clima de constante tensão em que viveu e que o levou muitas vezes a comportamentos contraditórios reflecte-se no seu trabalho e explica a sua predilecção por alegorias de cariz político e composições religiosas, numa permanente aspiração a um mundo melhor. 
O percurso de Sequeira é igualmente assinalado pela sua faceta de retratista, de pintor de história e de notável desenhador em projectos vários, manifestando grande versatilidade.
Para além destes aspectos centrais da carreira do artista, há a salientar a sua fase final, onde se destacou por revelar surpreendentes e fantasmáticos dotes de colorista."

Nenhum comentário: