24/08/2010

1481 - CONVENTO DE S. FRANCISCO DE LEIRIA - ESTUDO MONOGRÁFICO

LUÍS URBANO AFONSO
É natural de Monte Real, concelho de Leiria, onde nasceu em Dezembro de 1972. Licenciado em História da Arte (1995) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-

Em 1993 descobria-se, no interior da Igreja de S. Francisco de Leiria, um conjunto de pintura mural cuja importância não deixou margem, desde logo, para quaisquer dúvidas. O estudo pormenorizado e o mais aprofundado possível destas pinturas murais revela-se, pois, tarefa urgente e imprescindível. Na verdade, era por demais evidente que a importância do achado da igreja leiriense de S. Francisco transcendia o episódio da descoberta, para se tornar num fenómeno cuja compreensão permitiria eventualmente reequacionar toda uma problemática histórica de vasto alcance e assim também entender melhor, quer a pintura do final da Idade Média quer esquemas mentais e vivências sociais desta época.
Apesar de raros, há ainda momentos únicos na história das coisas e na vida das pessoas. Tal sucedeu com a descoberta de um conjunto pictórico com as dimensões e a importância do da Igreja de S. Francisco de Leiria, que permitiu a Luís Afonso, no início da sua carreira de investigador, dispor de um objecto de estudo absolutamente original, tarefa que conduziu com saber e rigor, apresentando-nos um trabalho de grande valia no panorama da historiografia artística em Portugal.
José Custódio Vieira da Silva

Nenhum comentário: